Sunday, March 15, 2009

ÉTICA DOS ESCUTEIROS



Sabias que os Escuteiros formam a maior organização não governamental do Mundo, com mais de 29 milhões de membros?
O Escutismo é um movimento de jovens voltado para a educação não formal. Isso significa que os Escuteiros não pretendem substituir a Escola, a Família, a Igreja ou a comunidade. Porém, através de actividades divertidas, atraentes e variadas; pretendemos complementar estes núcleos educativos.
O Escutismo é uma das primeiras entidades do terceiro sector que se tem notícia, ao lado de outras instituições seculares como a Cruz Vermelha e Rotary International.

O Escutismo foi criado por uma pessoa humilde.
O Escutismo foi criado por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Robert nasceu em 1857, era filho de um professor e pastor protestante: Baden Powell e de Henrietta Grace Powell, tinha outros 12 irmãos. Foi um estudante criativo e com tino para as artes, música e teatro. Porém, nem ele nem sua família tinham recursos suficientes para financiar seus estudos universitários. Sua alternativa foi ingressar na carreira militar. Com seu esforço e inteligência conseguiu galgar postos rapidamente e fazer uma carreira brilhante a ponto de alcançar em tempo recorde a maior patente do exército inglês e de tornar-se herói nacional.
Um de seus grandes interesses era o de colaborar com a educação da juventude. Pioneiro no estudo de métodos educativos ele pesquisou muito sobre o assunto, visitou organizações para jovens e desenvolveu alguns artigos com sugestões de actividades para a juventude. Não tinha a pretensão de criar um movimento próprio, pensava que seu método pudesse ser utilizado pelas organizações existentes. Lançou, em 1908, um livro especialmente desenvolvido para crianças e jovens, chamado "Scouting for Boys" (Escutismo para Rapazes). Este livro é o quarto livro mais vendido no Mundo em todos os tempos (apenas atrás da Bíblia, do Alcorão e do livro Vermelho de Mao-Tse-Tung).
O sucesso de suas idéias foi tão estrondoso que o fez deixar a carreira militar para dedicar-se apenas ao movimento. Recebeu o título de Barão e a Ordem do Mérito da Inglaterra, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, titulado doutor (Legum Doctor) pelas Universidades de Edimburgo (Escócia), Toronto (Canadá), McGill (Canadá), Liverpool (Inglaterra), Cambridge (Inglaterra) e Doctor of Civil Law por Oxford (Inglaterra). Faleceu em 1941 em Quenia deixando um maravilhoso legado para a humanidade.
O que os Escuteiros Fazem?
O Escutismo pretende colaborar com o desenvolvimento de seus membros em diversas áreas: Física, Intelectual, Espiritual, Afetiva, Social, formação de Caráter,... O Escutismo desenvolve o conhecimento do eu interior do jovem estimulando sua necessidade de explorar, descobrir e querer saber. Os Escuteiros descobrem o mundo que está além da sala de aula e aprendem, entre diversas outras habilidades, a ouvir os outros para aprender e passar seu conhecimento ao próximo. Queremos preparar cidadãos responsáveis e participativos. Assim é o Escutismo, é EDUCAÇÃO PARA A VIDA.
Diversos temas permeiam o programa do progresso escutista proposto pelo movimento Escuteiro: Respeito à diversidade cultural e social, Economia, actividades ao ar livre, espírito comunitário, jogos, preservação ecológica, esportes, civismo, excursões culturais, temas da actualidade e valores pessoais como honestidade, responsabilidade e igualdade, entre outros.

O que os Escuteiros não fazem?
Os Escuteiros complementam mas não substituem a família ou a escola. Não temos a pretensão de proporcionar qualquer tipo de trabalho relacionado a reforço escolar, tratamento psicológico ou correcional. Apesar de fomentarmos a busca pelo desenvolvimento espiritual não estamos ligados a nenhuma religião, igreja, seita ou filosofia, logo somos abertos a pessoas de todos os credos e não pregamos nenhum tipo de doutrina ou coisa do gênero. Também não temos vínculos político-partidários, o movimento Escuteiro não apóia ou é representado por partidos políticos. Apesar de estimularmos a educação para o trabalho e a orientação vocacional não temos pretensão de criar actividades profissionais para os jovens no movimento, "guardas-mirins" não tem nenhuma relação com os Escuteiros. Finalmente, não fazemos parte de nenhum órgão das forças armadas. Não proporcionamos treinamento pré ou paramilitar.

A Estrutura e Organização do Escutismo.
O Escutismo é representado mundialmente pela WOSM e nacionalmente pela Liga dos Escuteiros de Moçambique (LEMO). A LEMO se organiza em Regiões Escuteiras. Estas Regiões Escuteiras normalmente abrangem a área correspondente às províncias e mantém Sedes (Provinciais, chamadas CLÃ e Distritais, chamadas LINHAGENS) para atendimento ao Público.Na prática as actividades Escutistas se dividem em unidades locais, que podem ser chamadas de "Agrupamento" ou "Sessão”. É nesta unidade local de Escutismo que ocorrem as actividades. Eventualmente ocorrem actividades com vários grupos próximos. Este conjunto de grupos recebe denominações diferentes conforme a Região Escutista (podendo ser chamada de Área, Distrito, Sector,...).

O Escutismo no Mundo

O órgão máximo do movimento Escuteiro é a WOSM (World Organization for Scouting Moviment - Organização Mundial do Movimento Escuteiro). Existem, actualmente, Grupos Escuteiros em mais de 200 paises e territórios. O Escutismo é reconhecido e premiado pela UNESCO por suas iniciativas na Educação para a Paz.


Quem é a Liga dos Escuteiros de Moçambique?
A organização do Escutismo em Moçambique fica a cargo da Liga dos Escuteiros de Moçambique (LEMO). A LEMO é uma Organização de Fins Filantrópicos, civil, não governamental, de interesse e utilidade pública que representa o movimento Escutista em Moçambique, está presente no país somente de 10 anos. É reconhecida de Utilidade Pública e como Instituição de Educação Extra-Escolar e Órgão Máximo do Escutismo Moçambicano. Registrada no Cadastro de Entidades com Fins Filantrópicos e no Conselho das Religiões de Moçambique (COREMO).

Nestas pagínas espero esclarecer algumas das dúvidas mais comuns dos pais.

Meus filhos no Escutismo? Há coisas que a pessoa nunca esquece, principalmente das lembranças da infância. Nos dias de hoje, onde os problemas sociais parecem evidentes, acabamos limitar as opções de lazer da criança. O que fazer quanto às opções se limitam a TV e ao vídeo game? E quando a rua ou alguns amigos não parece ser a melhor opção?
Talvez a prática do Escutismo seja uma boa saída! Em um ambiente fraterno e familiar, jovens de todas as idades se reúnem semanalmente para aprender e se divertir. Mas não é o mesmo aprendizado da escola onde, muitas vezes, o processo pedagógico se limita a transmissão de conteúdo e avaliações. O movimento Escutista trabalha valores e prepara para a vida.

Queremos ajudar os jovens moçambicanos a serem.

  • Melhores para Moçambique - Cidadãos que tenham opinião própria para serem participativos;
  • Melhores para o mercado de trabalho - Que exige profissionais preparados para um mundo Global;
  • Flexíveis e que saibam trabalhar em grupo;
  • Melhores para a sociedade - Onde a cortesia e a ética parecem cada vez menos importantes;
  • Melhores para o Mundo - Que saibam preservar a Natureza e o planeta. Legado das futuras gerações.

Quem vai lidar com meu filho? Por serem organizações locais, os grupos Escutistas utilizam como Recursos Adultos às pessoas de sua própria comunidade, isso já serve de referência suficiente para uma primeira avaliação sobre quem são os voluntários a serviço dos jovens. A essa característica são adicionadas dezenas de horas de treinamento (realizados por especialistas de cada área do conhecimento) e acompanhamento (realizado através de pessoas mais experientes - os Preceptores Pessoais de Formação).
Um voluntário do movimento, sem contar o acompanhamento e a prática supervisionada, não concluiu sua formação antes de uma quantidade não inferior a 100 horas de treinamento. Como você pode observar o voluntário especializado na actuação com os jovens tem um alto comprometimento para levar actividades que, além de divertidas, são pedagogicamente desenvolvidas para atender as necessidades físicas, mentais, sentimentais, espirituais e de formação do caráter para os membros juvenis.

Código de Conduta para Adultos da Liga dos Escuteiros em actividades Escutistas.

  • Os adultos devem ser um modelo para os jovens, para tanto:
  • Bebidas alcoólicas são estritamente proibidas em qualquer actividades.
  • As actividades deverão ser conduzidas sempre por mais de um adulto, preferencialmente por um casal ou mais de voluntários.
  • Cigarro é proibido para os Escuteiros, consequentemente o uso por adultos será restrito.
  • Adultos devem evitar contactos físicos com os jovens menores de 15 anos da idade.
  • Adultos acampam juntos e separadamente dos jovens menores de 15 anos da idade.
  • Adultos tomam banho, se possível, em banheiros diferentes dos jovens ou em horário diferente.

Em resumo, os adultos devem conduzir-se em uma maneira que esteja acima de qualquer reprimenda. Antes que possa surgir qualquer dúvida a respeito de alguma acção ou atitude, esta deve ser evitada.

Afinal, o que faz o Escutismo? Todos conhecem Escuteiros, mas o Escutismo como movimento de formação dos jovens, na realidade ainda é pouco conhecido. O que vemos, por exemplo, nos dias de hoje, constituir-se numa das maiores preocupações em nossa comunidade? Não é desenvolver o espírito comunitário e a integração social? Isto sempre foi o programa do Escutismo, um Movimento sem preconceitos de cor, classe, raça ou credo, desenvolvendo a fraternidade habituando o jovem à boa acção e promovendo o espírito de cooperação com a comunidade.
Desenvolver um sadio civismo? O Escutismo é a vanguarda da educação cívica, como escola de preparação para a cidadania activa.
A população está preparada para a defesa civil ou socorro quando em situações de emergência? É exatamente isso que o Escutismo sempre ensinou, através de provas e especialidades. Aprender nós, pioneiria, cozinha, sinalização, Morse, leitura de mapas, primeiros socorros, orientação pela bússola e estrelas, serviço comunitário etc, são coisas que Escuteiros sempre fizeram.
As empresas estão procurando líderes, homens de iniciativa e empregados leais, activos, honestos, não é?

Pois é isso que o Escutismo, há 100 anos está lhes fornecendo! O que falta é a divulgação maciça do que o Movimento Escuteiro faz pelo jovem, para que todos conheçam este movimento como ele realmente é. O Escutismo procura dar ao jovem um padrão de conduta, preparando-o moralmente e provendo-o de recursos para ser um cidadão útil à comunidade, ciente de seus deveres e as obrigações.
A responsabilidade de criar condições mais favoráveis para um futuro melhor cabe a todos nós. Não seria justo desfrutar do esforço de outras pessoas, apenas aplaudindo o trabalho já realizado, ou criticando sem nada fazer. Os Escuteiros são jovens preparados para servir voluntariamente, e aqueles que os conhecem sabem o quanto eles fazem. O Movimento Escuteiro é actual e actuante, procurando dar ao jovem a formação ideal, preparando-o para ser um bom cidadão.

Escutismo é Recreação? Sim e Não. Na verdade é muito mais do que simples recreação. É diversão com objetivos educacionais.

Escuteiros são Militares? Não! Não existe nenhum vínculo entre o movimento e qualquer força armada. O Movimento não é uma força para-militar ou pré-militar, não preparamos os jovens para seguir carreira militar. Alguns grupos Escuteiros (Caminheiros) realizam suas actividades em Batalhões das forças armadas, mas o envolvimento se limita apenas ao local de actividade.

A que igreja estão ligados os Escuteiros? Nenhuma! O movimento não está vinculado a nenhuma religião ou crença específica, mas valoriza a o desenvolvimento espiritual de seus membros como um compromisso para buscar um valor espiritual de vida além do mundo material.

Quem pode participar? Escutismo é aberto a todos, sem discriminação de raça, credo, origem, condição social, física ou mental. Seguindo o propósito, os princípios e método concebidos por seu fundador, o inglês, Lorde Robert Baden-Powell.

A partir de que idade se entra no grupo? A partir dos 7 anos até os 21 anos incompletos, se a criança já está em processo de alfabetização a entrada é admissível com 6 anos e meio.

Só meninos podem ser Escuteiros? Não, as meninas também participam. Meninos e meninas, rapazes e moças trabalham juntos no desenvolvimento das tarefas e actividades.

Eles são divididos de alguma forma?
Sim, são divididos em Seções por faixa etária:

  • Dos 7 aos 11 anos - Lobitos e Lobinhas;
  • Dos 12 aos 15 anos - Escuteiros e Escuteiras Júniores (Voluntários e Exploradores);
  • Dos 16 aos 18 anos – Escuteiros e Escuteiras Seniores;
  • Dos 19 aos 21 anos – Caminheiros e Caminheiras (Roveiros);
  • Escutistas, formados para chefes – adultos e caminheiros entre 19 – 26 anos da idade;
  • Dirigentes e Preceptores - a partir de 26 anos da idade;

Os Escuteiros ajudam a Comunidade? Os Escuteiros participam atendendo necessidades reais. Os Escuteiros são envolvidos em um número vasto de assuntos que encontram nas comunidades onde vivem. Escuteiros trabalham com outros grupos da comunidade para alcançar objetivos mútuos. Eles trabalham com amigos, outras ONG’s, líderes de comunidade e outras organizações. Muitos trabalham em projetos de cooperação bilateral entre Escuteiros e comunidades específicas, grandes empresas e projectos especiais. Este aspecto do Escutismo desenvolve uma cidadania actuante e responsável.

Colocar meu filho não compromete seu tempo de estudo? As acividades Escutistas não interrompem de modo algum suas actividades habituais (horas de trabalho nos escritórios, oficinas e escola), na verdade as actividades desenvolvem-se principalmente nas horas livres do jovem.

Escutismo pode interferir nos estudos? O Escutismo é uma prática para as horas livres do jovem, portanto não deve interferir em seu dia-a-dia acadêmico. Porém, a dedicação aos Estudos é uma obrigação do Escuteiro e o grupo incentiva o jovem a ter um bom desempenho escolar.

Os adultos podem participar? Sim! O direcionamento do movimento é para os jovens, mas os adultos são imprescindíveis na aplicação do programa Escuteiro. Os adultos também se beneficiam à medida que têm uma chance de, voluntariamente, ajudarem crianças e jovens. Um modo para melhorar a compreensão entre gerações, adquirir novos conhecimentos e experiências que, certamente, somam muito ao desenvolvimento pessoal de cada um. O ingresso, bem como a permanência no Movimento é inteiramente voluntária. Os pais também podem participar das actividades acompanhando passeios ou auxiliando como instrutores de assuntos que dominem.

Quem custeia o Escutismo? Os Grupos Escutistas tem diversas formas de custeio. Recebe doações de empresas ou entidades patrocinadoras ou, na ausência delas, recolhe contribuições dos pais na forma de mensalidades. É uma contribuição nada proibitiva uma vez que é destinada apenas para a compra de materiais de uso nas actividades e demais gastos operacionais. O material individual é de responsabilidade de cada membro, mas os materiais de uso colectivo, barracas, equipamentos de segurança, etc. São de responsabilidade do Grupo sendo adquiridos através das receitas do grupo. Quando são feitas actividades fora da sede (acampamentos, excursões, etc), principalmente quando envolvem custos de alimentação ou transporte, os custos são rateados entre os participantes.

Meu filho é obrigado a participar dos Acampamentos? Não, nenhuma actividade Escutista é obrigatória. A participação do jovem em qualquer actividade e sua presença no grupo deve ser voluntária. Porém, o apoio dos pais e a assiduidade nas actividades no grupo são fundamentais para o pleno desenvolvimento do jovem.

Qual a classe social dos integrantes do grupo? São membros do grupo jovens de todas as classes sociais, o grupo valoriza esta diversidade uma vez que os jovens devem entender e respeitar as diferenças sociais.

Estou interessado, o que faço? Que bom que você se interessou. Agora que você conhece um pouco mais do Escutismo que acha de conhecer um Grupo Escuteiro? Convide seu filho para ir também. Assim, enquanto ele participa de uma actividade você pode conversar com os Chefes Escuteiros (os adultos que cuidam dos Agrupamentos).

Sete grandes passos e centenas pequenos para formar unidade escutista na tua zona, bairro, cidade ou localidade!!!

1. Precisas mostrar iniciativa, dinamismo, curiosidade e interesse em todas tuas acções;
2. Deves possuir um informador sobre escutismo (presente brochura) sempre na mão;
3. No início começas reunir-se com os jovens de bairro e formar um Nucleo Fundador da Unidade Escutista (NFUES);
4. Durante os primeiros encontros estudar com os membros do NFUES estatutos e programa de progresso (PPE) da LEMO;
5. Dentro de um mês precisas informar a Direcção Nacional do Método Escutista do Quartel Nacional da LEMO sobre a formação do NFUES (Primeira acta da reunião, nomes e contacto), pedes autorização para a formação da unidade escutista na sua localidade, apresentas o plano de acção; (Maputo, C.P. 3610, Rua Comt. João Belo 203 2 Dt; FAX/Tel: 01 321323; Cell 082 880782;
scout.moz2007@gmail.com);
6. É sempre bom procurar antigos membros do Movimento Escutista na localidade que podiam ajudar-te na tua missão. Infelizmente para tua segurança precisas verificar o curriculo escutista do antigo membro do Movimento, se tens dificuldades deves pedir a informação da Sede Nacional (Rua Comt. João Belo 203 2dt) ou Escritório mais próximo);
7. Na base do teu pedido a Direcção Nacional do Método Escutista emite uma licença que permitir-te-á começar organizar:
  • um Bando de Lobitos (6-11 anos da Idade), max. 11 crianças num bando; é desejavel que existem 4 bandos designados como : vermelha, azul, branca e preta;
  • algumas Patrulha de Escuteiros Júniores – Voluntários e Exploradores (12-15 anos) com máximo 11 jovens numa Patrulha que levam nome de um animal selvagem;
  • algumas Patrulhas de Escuteiros Séniores - Pioneiros (16 – 18 anos) com máximo de 5-7 jovens que levam nome de um animal da selva;
  • algumas Equipas de Caminheiros (19 – 24 anos);

8. Quando já tens os membros organizados em unidades podes pensar:

  • organizar curso de guias com apoio um dos Mestres licenciados pela Direcção Nacional do Método Escutista da Sede Nacional;
  • convocar o Conselho de Guias e eleger Núcleo da fundação do Agrupamento;

Com o tempo, depois de consolidar o Agrupamento e todas as Secções, os guias precisam eleger a Direcção Executiva do Agrupamento, elaborar um plano de actividade, registar todos os membros na Sede Nacional, pagar quotas mensais e começar o serviço escutista.

Vejamos alguns componentes, habitualmente chamados Método Escutista.

O sucesso do Escutismo está baseado no seu método próprio, que vai ao encontro dos anseios normais do jovem, proporcionando maneiras atraentes de realizar suas aspirações, orientando-as ao mesmo tempo, para finalidades socialmente úteis por meio de jogos e costumes, tradições, trabalhos manuais, exploração, excursões e acampamentos, entre outros.

PROMESSA E LEI. O cumprimento de um valiosíssimo Código de Honra pelas máximas da Lei Escutista, que estimulam rapazes e moças a serem cidadãos honrados, leais, úteis, amigos, bondosos, obedientes, alegres, econômicos e limpos de corpo e alma.

SISTEMA DA PATRULHA. A partir do momento que o jovem ingressa no movimento, ele integra uma equipe, que é chamada de patrulha, quando então, desenvolverá hábitos e qualidades de disciplina, tão importantes para o sucesso dos trabalhos. Ele sempre terá uma função (secretário, tesoureiro, almoxarife, etc). É no trabalho em equipe que o jovem se desenvolve individualmente, com responsabilidade, adquirindo a autoconfiança e ampliando sua socialização. O uniforme, o grupo, a equipe, a patrulha e a tropa servem para a conservação da unidade da harmonia e do ritmo do espírito que os jovens buscam.

ACTIVIDADES AO AR LIVRE. ARTE MATEIRA E CAMPISMO. A saúde, o autodomínio, a coragem, o sentimento de camaradagem e uma profunda apreciação da obra de Deus são desenvolvidas pela vida ao ar livre e o estudo da natureza. O campismo é a parte integrante do sistema pedagógico Escuteiro.

PROGRAMA DO PROGRESSO DO ESCUTEIRO

O DESENVOLVIMENTO FÍSICO. Proporciona o desenvolvimento mental e físico do jovem, por meio de jogos ao ar livre, exercícios, práticas especiais, excursões e acampamentos. Quando se trata de desenvolvimento físico, a primeira tarefa com que uma pessoa se defronta é assumir a parte que lhe cabe no bem estar do seu corpo, que influencia de maneira muito importante as caracteristicas de sua personalidade.

O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL. O ser humano é algo mais que um corpo. É um corpo inteligente. A inteligência nos permite descobrir a verdade que está explícita ou implícita nas coisas, relacionar umas coisas com outras, tirar conclusões, armazenar informações e realizar muitas outras funções que, progressivamente, vão formando nossa bagagem de conhecimentos. Esse conhecimento, que os jovens adquirem em grande parte na escola, é diferente da capacidade para usá-lo de maneira original e relevante, aportando novas idéias e criando soluções originais. A esta capacidade damos o nome de criactividade, que nem sempre se adquire na escola, pois é a própria vida que nos torna criativos, e é a ela que nos referimos de maneira mais específica, quando falamos em desenvolvimento intelectual. Todos temos a possibilidade de desenvolver nossa criactividade. Só necessitamos fazê-la brotar, abrir espaço para que sai de dentro de nós. Para isso, é preciso criar um ambiente estimulante, que gratifique as idéias novas e que nos faça sentir seguros e apreciados.

O DESENVOLVIMENTO CARÁTER (MORAL). A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, a Pátria e o Próximo. Além de inteligência, o ser humano possui vontade. Uma e outra se complementam a tal ponto que de pouco serviria a primeira, se não se exercitasse a segunda. Enquanto a inteligência lhe permite descobrir a verdade, sua vontade o conduz na direção do que considera bom. Uma pessoa de caráter é aquela que sabe exercer sua vontade. Por isso o caráter é uma disposição permanente para organizar suas forças e impulsos de acordo com princípios e valores que ela considera correctos.

DESENVOLVIMENTO AFECTIVO. As experiências afetivas, assim como o corpo, a inteligência e a vontade, fazem parte da vida e contribuem para definir nossa personalidade. As emoções, os sentimentos, as motivações e as paixões em que traduzem os afetos conferem a nossa actividade uma ressonância particular que, embora nem sempre possa ser definida com suficiente clareza, é de tal importância que deixa uma marca decisiva em nossa história pessoal. As experiências afetivas surgem da vida diária, são percebidas interiormente, provocam reações físicas, se manifestam na conduta e se expressam nas idéias e pensamentos, influenciando, finalmente, nosso modo de ser. Todo processo de aprendizagem deve levar a que a vida afetiva se integre de maneira adequada ao comportamento, favorecendo o desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL. A finalidade de todo processo educativo é a liberdade da pessoa, e a aspiração de toda pessoa é usar essa liberdade para conquistar a felicidade. Concordando com esta afirmação, Baden-Powell repetia continuamente que o verdadeiro sucesso é a felicidade. E acrescentava que a melhor forma de ser feliz é fazer os outros felizes. A liberdade do ser humano conduz a uma felicidade profunda e duradoura, se a usamos para a realização pessoal por meio do encontro com o próximo. Dessa maneira, a liberdade se converte em resposta, em aceitação dos demais, em compromisso com a comunidade, em auxílio ao que sofre, em encontro e diálogo entre as culturas e as nações. Daí que não podemos falar em desenvolvimento integral da personalidade se não educamos a dimensão social da pessoa.

DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL. Desde que toma consciência de si mesmo, o ser humano busca respostas sobre a origem, a natureza e o destino de sua vida. De onde venho? Quem sou? Para onde vou? Cada cultura ou cada época se perguntam de forma diferente; a pessoa que procura viver de acordo com sua consciência se interroga de forma diferente daquela que não ouve a própria voz; o que sofre sua dor e o que está saudável se perguntam de formas diferentes; o crente coloca não se questiona da mesma forma que o incrédulo, nem o estudante como o operário ou a criança como o adulto; mas se trata sempre do mesmo enigma que clama por uma solução. Tudo o que fazemos é uma exigência urgente, doce e poderosa à existência, para que nos revele seu sentido. Assim como não podemos separar a pessoa em seus componentes físicos, éticos, emocionais ou sociais, também não podemos arrancar da vida humana sua vocação para o transcendental, a admiração diante do mistério, a busca de Deus. E o desenvolvimento integral do ser humano compreende o desenvolvimento de sua dimensão espiritual.

COOPERAÇÃO COM OS ADULTOS E O ESPÍRITO INTERNACIONAL.

Espírito Internacional ou a amizade internacional. O movimento destaca em seu programa aquilo que os rapazes das diferentes nações do mundo têm em comum: a igualdade dos ideais, pondo em prática meios adequados ao seu alcance sem se preocuparem com raças, crenças e castas. Da sua influência no desenvolvimento da "boa vontade" sobre os homens.

Os pormenores na conversa mais próxima

Sempre Pronto para Servir.

No comments:

Post a Comment