Sunday, March 15, 2009

OS VALORES DOS ESCUTEIROS


Quem não é Escuteiro não conhece a Lei e a Promessa Escutista, mesmo assim sabe que a "Palavra de Escuteiro" é uma coisa das mais sagradas e confiáveis.
Você que já é Escuteiro deve saber o quanto é importante seguir a Lei e a Promessa Escutista que um dia se comprometeu a cumprir. Na verdade o texto da Promessa Escutista e os artigos da Lei são algumas das primeiras coisas que o Noviço, aspirante a ser Escuteiro, aprende.
Vamos dedicar um pouco de tempo para conhecer (ou rever) o que dizem estes textos. Será mesmo que você entendeu este compromisso?

A Lei Escuteira
A Promessa prestada pelo jovem ao se tornar um Escuteiro é:
O aspirante ao Escuteiro (Promessa) promete da maneira seguinte:

Tenho toda a vontade oferecer a Minha Patria
Tudo melhor que eu tenho e sei;
Toda minha força e vida;
Ajudar aos necessitados ;
Lutar pela unidade nacional;
Cumprir a Lei do Escuteiro;
Ser Disciplinado e útil na sociedade;
Deus me ajude;
Sempre Pronto!

Investidura

Prometo pela minha Honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei Escuteira.(P.O.R. - Regra 4)

Antes de refletirmos sobre este tema vamos entender melhor duas palavras:

Honra - 1. Consideração à virtude, ao talento, à coragem, à santidade, às boas acções ou às qualidades de alguém. 2. Sentimento de dignidade própria que leva o homem a procurar merecer a consideração geral; pundonor, brio. 3. Dignidade. 4. Grandeza, glória.
Promessa - 1. Acto ou efeito de prometer(Obrigar-se verbalmente ou por escrito a fazer ou dar alguma coisa); promissão. 2. Coisa prometida. 3. Voto, juramento.
Quando você decide realizar sua Promessa Escutista é muito importante que você tenha consciência do que você está dizendo e fazendo. Baden-Powell, criador do Escutismo, acreditava que está é a coisa mais importante do movimento. Como você pode perceber, fazer uma promessa é uma ocasião muito séria, você está dizendo para todos que a partir daquele momento você está assumindo um compromisso consigo mesmo e com todos. Você está prometendo sob sua Honra, a sua palavra.

A partir do momento você estará:

1. Cumprindo seus deveres para com Deus - Isso significa que você se compromete buscar a Deus Ativamente. Participando ativamente das cerimônias, rituais, orações e demais atividades de sua religião.
2. Cumprindo seus deveres para com a Pátria - Isso significa que você deverá estar sempre alerta em colaborar com nosso país agora e no futuro. Isso não significa apenas que você deve se alistar nas Forças Armadas ou ser voluntário em caso de guerra. Você pode cumprir este dever colaborando para a conservação de espaços públicos, apoiando iniciativas da Prefeitura de sua cidade, montando um Núcleo de Defesa Civil, etc.
3. Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião - Todo mundo sabe aquela de "Ajudar a velhinha a atravessar a rua"; mas será só isso? Claro que não! Não é difícil encontrar pessoas precisando de ajuda. Ou porque precisam de alguma informação, ou porque deixaram cair uma pilha de papéis no chão, ... os exemplos podem ser infinitos. Às vezes podemos colaborar com comunidades inteiras participando de campanhas de saúde, arrecadação de roupas e alimentos, etc. O importante é ficarmos sempre alertas para colaborar.
4. E obedecer a Lei Escuteira - Esta está melhor detalhada no próximo capítulo.

A Lei Escuteira

Ao invés de ficar filosofando, vamos ver alguns exemplos:

1. O Escuteiro é verdadeiro e sua palavra é sagrada.
Falar uma coisa e fazer outra não pode! Quando um Escuteiro diz "Palavra de honra, isto é assim", significa que isto é assim mesmo, tal como se houvesse feito o mais solene dos juramentos. Da mesma forma, quando um Escutista diz a um Escuteiro "Confio à sua honra a execução disto", a obrigação do Escuteiro é de executar a ordem com a melhor habilidade possível sem deixar que nada interfira com a sua execução. Se um Escuteiro destruir sua honra, dizendo uma mentira, ou não cumprindo exatamente uma ordem cuja execução foi confiada a sua honra, pode lhe ser ordenado que devolva o Distintivo Escuteiro e que nunca mais volte a usá-lo. Pode também lhe ser ordenado que deixe de ser Escuteiro.
Para resumir em uma frase: "Você devem poder confiar em você!"

2. O Escuteiro é leal.
Ser sincero, franco, honesto. Não falar "Nossa como você é bonito" e depois falar "Que cara feio". Espera-se de um Escuteiro a máxima lealdade com todas as pessoas com quem ele terá que lidar. Nunca está a conspirar contra os seus presentes ou antigos chefes. Se não concorda apresenta do modo educado o seu ponto de vista e nunca provoca desordenadas disputas em público. Há deveres para diversas situações de sua vida: em casa, para com a sua família; na escola, para com seus mestres e colegas; na rua, para com amigos e vizinhos; no grupo Escuteiro, para com os chefes e demais Escuteiros; na religião, para com Deus; e na vida civil, para com a Pátria. A cada um desses deveres corresponde uma atitude de sua parte: lealdade no seu cumprimento. Todos aqueles a quem você se acha ligado por um dever têm o direito de exigir que você o cumpra lealmente ou demite-se do ocupado posto sem provocar inamizades.

3. O Escuteiro é prestavel e pratica diariamente uma boa acção.
Essa nós já falamos na lei! Mas lembre-se, pelo menos uma boa ação Diariamente! O dever, para o Escuteiro, é ser útil e ajudar ao próximo e deve cumprir o seu dever antes de qualquer outra coisa, mesmo que, para fazê-lo, tenha que renunciar ao seu próprio prazer, conforto e segurança. Boa acção não é ajudar em casa nem fazer a lição. Isto são obrigações. Boa acção é, por exemplo, ajudar um deficiente a subir no ônibus, juntar cacos de vidro numa calçada, etc. O tamanho da ajuda não interessa. A boa acção é grátis (senão é trabalho).Em casos de acidentes (atropelamento, incêndio, etc.), se você souber o que fazer, vá em frente. Caso não saiba, busque ajuda imediatamente. O Escuteiro não é covarde - mas também não atrapalha.

4. O Escuteiro é amigo de todos e irmãos dos demais Escuteiros.
Somos uma grande fraternidade, vamos respeitar as diferenças de cada um. Até os irmãos brigam, não é mesmo? O importante é encontrar um denominador comum, assim a amizade continua e ninguém fica de "nariz torto" com ninguém. Você pode conseguir melhorar o relacionamento com qualquer pessoa, tomando sempre uma atitude simpática e amistosa. O fato de nos sentirmos tratados com boa vontade e atenção faz com que sintamos o impulso para uma maior aproximação com as outras pessoas - e daí iniciam-se as amizades. Em qualquer lugar do mundo que você vá, ao encontrar um Escuteiro, você tem a impressão de que o conhece e que já são amigos há muito tempo. Esta capacidade do Escutismo de aproximar pessoas é realmente uma característica marcante do nosso Movimento. São todos irmãos porque fizeram a mesma Promessa.

5. O Escuteiro é cortês.
A cortesia é uma coisa cada vez mais difícil de encontrar, vamos fazer a diferença então? Mas o que é Cortesia? Cortesia é ser amável! Dar o lugar no ônibus lotado para aquela pessoa cheia de pacotes, ajudar alguém a levar uma caixa pesada ou em outras tarefas... Enfim, ser solicito e educado! A cortesia é uma característica da pessoa educada. Poucas coisas são mais desagradáveis do que lidar com uma pessoa grosseira, que dirige aos outros palavras debochadas, que de cinco palavras que diga, três são palavrões. O Escuteiro conhece os palavrões porém evita usá-los pois sabe que para ser homem não é necessário ser grosseiro. O Escuteiro após pedir um favor, agradece e sorri. O Escuteiro não aceita recompensa por ter sido educado.

6. O Escuteiro é bom para os animais e as plantas.
A Flora e a Fauna são uma obra de Deus, só isso já seria o suficiente para que nós a respeitemos. Além disso dependemos do equilíbrio ecológico para sobrevivermos, sem os animais e plantas a Terra seria um planeta inabitável. Logo, vamos preservar nossa própria casa. Os nossos antepassados se consideravam parte da natureza e não superiores a ela. Eles caçavam e pescavam só o que precisavam para comer - tinham todos os animais e as plantas.O Escuteiro protege a natureza, não só evitando sua destruição mas também aprendendo a praticar a conservação dos solos, das florestas, dos campos e da vida selvagem.

7. O Escuteiro é obediente e disciplinado.
Confusões, algazarras sem sentido, bagunça, desordem, ... não levam a lugar algum. Se os mais velhos dão alguma orientação certamente é porque querem o seu bem. Vamos dar uma chance a eles? O Escuteiro não obedece apenas porque tem que obedecer, mas sim porque sabe que para viver em comunidade é necessário ser obediente. Você já imaginou o que seria uma partida de futebol se cada um resolvesse por si? Seria uma bagunça geral e todos ficariam aborrecidos. Quando se convive em grupo é necessário ter leis que se forem obedecidas todos terão seus direitos respeitados e poderão viver em tranquilidade. Ser disciplinado é saber se controlar, evitando excessos. Todo mundo gosta de uma bagunçinha porém quando for a hora de pegar firme no trabalho a bagunça pára e ninguém deixa o serviço por terminar. Sendo obediente e disciplinado você terá oportunidade de fazer muitas atividades e se divertir com elas, pois seus chefes confiarão em você.

8. O Escuteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
A coisa pode não estar boa, mas se tivermos otimismo e boa vontade certamente superaremos os obstáculos com maior facilidade. Quando você está numa excursão com o dia ensolarado, bem alimentado e sabendo o rumo que está seguindo, não tem nenhuma vantagem estar alegre! No entanto, quando estiver sob um tremendo temporal, com fome e perdido, aí sim, é que você terá que manter a calma e procurar uma solução.
Nas horas difíceis é que se conhece um Escuteiro.

9. O Escuteiro é econômico e respeita o bem alheio.
Gastar mais do que você tem não é nada bom, principalmente se você não tiver como pagar depois. Destruir o que é dos outros (mesmo sem querer) ou "Pegar emprestado" algo que não é seu e "Esquecer de devolver" certamente não são coisas que um Escuteiro faz. Não é só por causa dos outros, faça da sua consciência o seu Guia. A economia, que nunca deve ser confundida com avareza, é um hábito que deve ser cultivado.Economia não é apenas guardar dinheiro. É também cuidar do que custa dinheiro ou esforço: roupas, livros, móveis, etc. Sempre que você tiver que utilizar algo, além de pedir autorização do proprietário, você deverá ter mais cuidado do que teria com seus próprios bens.

10. O Escuteiro é limpo de Corpo e Alma.

Estar sempre limpinho e asseado, com os Cabelos e Unhas cortadas, roupas lavadas e passadas fazem bem para você e para todos que convivem contigo. Ter o uniforme em ordem com os distintivos corretamente colocados fazem parte do famoso "Garbo do Escuteiro". Tão importante quanto o corpo é a alma, fazendo sempre o que é correcto. A limpeza faz parte da higiene. Lembre-se também que a boa aparência é muito importante no convívio social. O Escuteiro também é limpo de pensamentos, palavras e ações. Apesar de você não precisar ser um santinho, temos certeza que saberá que as coisas têm limites e sempre evitará os excessos. Faça uma auto reflexão! Se realmente cumprir a Lei e a Promessa você pode dizer que é um verdadeiro Escuteiro... Parabéns!


Ah! Uma última coisa: Não existem "leis Escutistas", a Lei é uma só e tem 10 artigos.Quando pensávamos no que colocaríamos nesta seção muitas idéias surgiram: Programações de acampamentos, jogos, fichas técnicas de Cerimônias, etc. Depois de muito pensar optamos por reproduzir o texto abaixo. Uma matéria simples, objetiva e que trás a tona algo que muitos jovens e adultos vinculados ao Escutismo ignoram: A Honra, que em última análise é a essência de nosso movimento. Esperamos que lhe seja útil para refletir e aplicar...


Sempre Pronto para Servir

No comments:

Post a Comment